Solicitar um eTA Canadá online

Antes de solicitar um eTA para o Canadá, que é o visto turístico em linha, descubra exactamente o que fazer.

Site não afiliado ao governo canadiano, possibilidade de fazer os seus procedimentos sem custos adicionais no site oficial
eTA para entrar no Canadá

Está a planear viajar para o Canadá como turista? Neste caso, terá de obter um visto turístico ou simplesmente um eTA que é um sistema que simplifica os antigos procedimentos tradicionais de pedido de visto. Nesta página descobrirá como solicitar uma eTA e que condições deve preencher se quiser beneficiar da mesma.  

  1. Quanto custa um visto eTA para o Canadá?
  2. Quais são os documentos de entrada para o Canadá?
  3. É necessário um visto eTA para o trânsito através do Canadá?
  4. Quanto tempo demora a obtenção de um visto eTA Canadá?
  5. Precisa de um passaporte para viajar para o Canadá?
  6. Quanto tempo dura a eTA para o Canadá?

Em que casos posso solicitar um visto de turista eTA para o Canadá?

Se pretende viajar para o Canadá de avião, seja para férias, para visitar amigos ou em negócios, ou se a sua viagem inclui um trânsito ou uma escala neste país, deve solicitar uma eTA para ser autorizado a viajar para lá. Isto também se aplica às crianças menores.

Naturalmente, os cidadãos canadianos e norte-americanos, bem como os que possuem um visto regular válido, estão isentos deste processo. Note aqui que a eTA não é necessária se chegar de comboio, carro, autocarro ou navio de cruzeiro.

Deve também notar-se que se planear permanecer no Canadá por mais de 6 meses ou se não preencher uma ou mais das condições necessárias para a concessão da eTA para o Canadá, será então obrigado a solicitar um visto tradicional que será, evidentemente, mais longo e mais dispendioso do que o procedimento da eTA. A taxa de pedido da eTA é inferior à do visto tradicional e a autorização é geralmente concedida dentro de três dias em média e por vezes até dentro de alguns minutos para pedidos urgentes.

 

O que é o visto eTA Canada?

O visto eTA significa Autorização Electrónica de Viagem. Trata-se portanto de uma autorização legal para permanecer no Canadá que é apresentada em formato digital e não em formato físico como os vistos tradicionais. É também um procedimento de isenção de visto para este destino.

Os pedidos de eTA podem ser feitos online sob certas condições, que detalharemos a seguir, e são depois examinados pela Imigração e Refugiados do Canadá ou pelo IRCC. Se cumprir os pré-requisitos e não for considerado uma ameaça para a segurança do país, há todas as hipóteses de lhe ser concedido este valioso documento.

Como a eTA é um documento electrónico, está digitalmente ligada ao seu passaporte. Quando embarcar no avião, o pessoal da companhia aérea irá simplesmente verificar se esta autorização está ligada ao seu passaporte. Esta verificação antes do embarque no avião permite filtrar previamente os viajantes autorizados a ir para o Canadá daqueles que não estão, mas também garantir a segurança a bordo do avião.

 

Quais são os requisitos para solicitar um visto de turista eTA para o Canadá?

Como mencionámos acima rapidamente, o eTA é um procedimento em linha simplificado para obter autorização de estadia no Canadá sem requerer um visto. Contudo, este procedimento só está disponível para os viajantes sob certas condições, como se detalha a seguir:

  • O viajante deve ser um nacional de um país europeu membro do esquema eTA, do qual Portugal é, naturalmente, membro.
  • A sua viagem ao Canadá deve ser para férias, estudo, negócios ou uma escala ou trânsito.
  • Não é necessário ir para o Canadá para trabalhar para uma empresa local.
  • Não deve constituir um risco ou ameaça para a segurança ou saúde pública no Canadá.
  • Deve seguir as regras relacionadas com a prevenção da pandemia de Coronavirus no Canadá.
  • Não deve ter sido condenado por um crime ou violado qualquer lei de imigração ou de vistos.

 

Quanto tempo é válida a eTA e quanto tempo pode permanecer?

Uma vez aceite a sua eTA, esta ser-lhe-á enviada por correio electrónico e será automaticamente anexada ao seu passaporte. Será então válido por um total de 5 anos. Este período de validade começa no dia em que a sua candidatura é aprovada. No entanto, a validade da sua eTA pode ser reduzida se o seu passaporte expirar antes destes 5 anos.  Isto porque a eTA está ligada electronicamente ao passaporte cujo número introduziu quando se candidatou, e uma alteração a este documento irá cancelar esta ligação. Terá então de se candidatar a uma nova eTA.

Deve também notar-se que a sua eTA só deve ser válida no momento da sua inscrição e no momento da sua chegada ao Canadá. Quanto ao passaporte, este deve ser válido durante toda a duração da sua estadia.

Há também uma regra relativa à duração da sua estadia no Canadá. Isto não deve exceder 6 meses consecutivos. Para além deste constrangimento, poderá fazer tantas viagens ao Canadá quantas desejar durante este período de cinco anos.

 

Qual é o procedimento para a obtenção de uma eTA para o Canadá?

O pedido de eTA para o Canadá deve ser feito antes de reservar a sua viagem e mesmo que ainda não saiba a sua data de chegada. O procedimento é feito inteiramente online, a partir de um computador, tablet ou smartphone. Aqui estão os passos a seguir:

  • Ir para o site oficial ou para um site que ofereça este serviço como o que recomendamos nesta página.
  • Preencha o formulário de candidatura online para a eTA para si e possivelmente para outro viajante que o acompanhe. Aqui terá de ter consigo o seu passaporte válido, cuja validade cobrirá toda a sua viagem.
  • Ser-lhe-á então pedido que pague a taxa de processamento da sua candidatura. Este pagamento pode ser feito por vários meios seguros, tais como cartão de crédito ou uma solução de pagamento on-line, como PayPal.
  • Receberá então uma resposta à sua candidatura num prazo médio de 3 dias. Por vezes, os pedidos podem demorar mais tempo a processar, especialmente se forem necessárias verificações adicionais.
  • Receberá uma resposta à sua candidatura por correio electrónico e SMS. Não há necessidade de imprimir nada uma vez que a sua autorização será anexada electronicamente ao seu passaporte.

 

Como escolher entre um pedido de visto e um pedido eTA?

A escolha entre um visto regular ou um eTA para viajar para o Canadá é importante porque fazer a escolha errada pode comprometer a sua estadia. Embora o pedido da eTA tenha as suas vantagens em termos de custo e orçamento e seja legalmente idêntico ao visto clássico, é essencial cumprir as condições aqui explicadas de antemão para poder beneficiar do mesmo. Se preencher todas estas condições, a eTA é, evidentemente, a melhor escolha. Poderá então solicitar uma eTA online e obter esta autorização o mais rapidamente possível.

No entanto, em alguns casos, este pedido de eTA não será possível e terá de solicitar um visto regular.  Isto diz respeito, em particular, aos seguintes elementos

  • Tenciona permanecer no Canadá por mais de 6 meses
  • Está a considerar trabalhar no Canadá e para uma empresa canadiana
  • Não cumprirá os requisitos legais ou regulamentares da eTA

Se cair numa destas situações, então não poderá aproveitar a eTA para viajar para o Canadá e terá de solicitar um visto para entrar no país.

 

Quais são os vistos padrão a que se pode candidatar no Canadá?

A escolha do visto certo também é importante se não puder passar pelo procedimento eTA. Lembre-se que um visto será definido pelo objectivo da sua viagem. No total, o Canadá oferece mais de dez vistos diferentes e pode ser complicado fazer a escolha certa. De facto, cada tipo de visto tem condições e requisitos específicos.

Não entraremos em detalhes sobre os diferentes vistos, uma vez que existem tantos e que este não é o objectivo desta página. No entanto, pode recordar que os vistos para o Canadá podem ser divididos em duas categorias com :

  • Vistos de Residente Temporário, também conhecidos por VRTs ou Vistos de Residente Temporário. Estes vistos podem ser utilizados para férias, estudos ou actividades profissionais.
  • Vistos de residentes permanentes, também conhecidos como VRP ou Vistos de Residentes Permanentes. Estes vistos podem ser adequados para pessoas que desejem estabelecer-se no Canadá por um período de tempo mais longo, por exemplo, para emigrar.

Note-se que os pedidos de visto requerem o preenchimento de um formulário de pedido oficial e a apresentação de documentos comprovativos. Dependendo do caso, poderá ser-lhe oferecida uma marcação na embaixada ou consulado canadiano no seu país de residência.