Que países estão isentos de visto para o Canadá?

Actualmente e de acordo com a legislação em vigor no Canadá, diferentes nacionais de vários países podem viajar para o Canadá sem visto. Mas quem são os viajantes sem visto para o Canadá e quais são as possibilidades para os viajantes de outros países? Isto é o que propomos descobrir através deste artigo, que lhe explicará se pode ir ao Canadá sem visto e como.

Solicitar a eTA Canadá

As diferentes categorias de viajantes que podem viajar para o Canadá sem visto:

Comecemos por analisar os diferentes cidadãos e residentes que podem viajar para o Canadá sem necessariamente requerer um visto ou autorização de viagem:

  • Cidadãos canadianos: Os cidadãos canadianos, incluindo cidadãos duplos, não são obrigados a ter um passaporte canadiano válido para viajar para o Canadá, nem são obrigados a ter um visto ou eTA.
  • Residentes permanentes do Canadá: Da mesma forma, os residentes permanentes do Canadá só precisam de possuir um Cartão de Residente Permanente válido para poderem viajar livremente para o Canadá.
  • Cidadãos americanos: Para viajar para o Canadá sem visto, os cidadãos americanos só precisam de apresentar uma identificação, tal como um passaporte americano válido.
  • Residentes permanentes dos Estados Unidos: A partir de Abril de 2022, os residentes permanentes legais dos Estados Unidos só precisam de apresentar determinados documentos para viajar para o Canadá sem visto, incluindo um passaporte válido emitido pelo seu país de nacionalidade e um cartão verde válido.

 

Viajantes que podem viajar para o Canadá sem visto, mas com um eTA

Para além dos viajantes acima mencionados, alguns viajantes de certos países também podem viajar para o Canadá sem visto, mas com uma simples autorização electrónica de viagem (eTA). Lembre-se que esta autorização electrónica de viagem apenas diz respeito à entrada no Canadá por via aérea.

As nacionalidades abrangidas por esta eTA são a maioria das nacionalidades europeias, bem como outras nacionalidades. Assim, se for um cidadão português ou europeu, terá a possibilidade de solicitar uma eTA para o Canadá online, sem passar por um pedido de visto tradicional.

Esta autorização electrónica de viagem é mais simples e mais rápida de obter do que um visto. O pedido é feito directamente online por meio de um simples formulário electrónico. Os únicos requisitos para viajar para o Canadá sem visto utilizando a eTA são os seguintes. :

  • Permanecer no Canadá por menos de 6 meses consecutivos.
  • Ter um passaporte válido.
  • Viajar para o Canadá para turismo, para visitar a família ou por razões de negócios.

Se desejar obter uma eTA agora, por favor visite o website do nosso parceiro, que oferece um formulário de candidatura em português.

 

Que viajantes estão isentos da eTA?

Deve também notar-se que alguns cidadãos da categoria acima referida também podem viajar para o Canadá sem uma eTA. Estes incluem :

  • Viajantes estrangeiros titulares de documentos canadianos oficiais: visto canadiano válido ou estatuto válido no Canadá, tal como estatuto de visitante, estudante ou trabalhador e regresso ao Canadá depois de visitar apenas os Estados Unidos ou São Pedro e Miquelon.
  • Cidadãos franceses residentes em Saint-Pierre-et-Miquelon que entram no Canadá por via aérea directamente a partir desta zona.
  • Viajantes de ou para os Estados Unidos cuja viagem inclui uma escala no Canadá. Devem ser detentores dos documentos necessários para entrar nos Estados Unidos e ter sido legalmente alinhados nos Estados Unidos.
  • Viajantes estrangeiros em trânsito num aeroporto canadiano ao abrigo do Programa de Trânsito Sem Vistos ou do Programa de Trânsito Chinês.
  • Pessoal itinerante e funcionários tais como membros da tripulação, inspectores da aviação civil e investigadores de acidentes que trabalham no Canadá durante a sua estadia, bem como membros das forças armadas e diplomatas acreditados pelo governo canadiano.

 

Quais os viajantes que necessitam de visto para viajar para o Canadá?

Em geral, todos os viajantes que não se enquadram nas categorias acima referidas requerem um visto para viajar para o Canadá. Dependendo do objectivo da viagem ao Canadá, pode também ser necessário obter um visto para viajar para o Canadá.

  • Se desejar trabalhar ou estudar no Canadá, deve obter um visto para entrar no país.
  • Se desejar permanecer no Canadá por mais de 6 meses, deve também solicitar um visto regular.
  • Se preencher as condições para trabalhar ou estudar no Canadá sem uma autorização, pode viajar para o país sem visto.
  • Finalmente, se for pai ou avô de um cidadão canadiano ou residente permanente no Canadá, poderá ser elegível para o chamado visto de supervisor, que lhe permite visitar os seus filhos ou netos por períodos de até 5 anos. Este é um visto de entrada múltipla válido por 10 anos.

 

Como beneficiar do Programa de Isenção de Vistos eTA para o Canadá?

Se é um cidadão português ou europeu elegível para o programa de isenção de visto eTA para o Canadá, pode candidatar-se online agora.

Para o fazer, basta aceder ao formulário de candidatura eTA online no nosso website parceiro e preenchê-lo cuidadosamente. Precisará do seu número de passaporte, dos seus dados pessoais e de um endereço de correio electrónico válido.

Como pode ver, este procedimento demorará apenas alguns minutos e não exigirá muito do seu tempo. Não precisa de apresentar quaisquer documentos e não precisa de ir à embaixada ou ao consulado. A resposta ao seu pedido de uma eTA para o Canadá ser-lhe-á enviada por correio electrónico dentro de 72 horas.

Uma vez obtida, esta autorização será anexada electronicamente ao seu passaporte e não precisará de a imprimir para o apresentar quando viajar para o Canadá.

Solicitar a eTA Canadá

Perguntas mais frequentes

Que outros documentos são necessários para viajar para o Canadá?

Se quiser ir ao Canadá para as suas férias apenas para visitar um familiar, necessitará naturalmente de um eTA ou de um visto. Mas também terá de ter um passaporte válido que seja válido durante pelo menos 6 meses após a data da sua partida para este país. O seu visto ou autorização eTA será anexado a este visto.

Qual é a diferença entre o visto do Canadá e a eTA?

Tal como o visto, o eTA é uma permissão legal para viajar para o Canadá. Contudo, só se aplica a certos viajantes de certos países membros que cumpram as regras de elegibilidade do programa. Assim, com uma eTA, só se pode permanecer no Canadá por um máximo de 6 meses consecutivos e apenas para fins de turismo ou negócios.

Como solicitar um visto clássico para o Canadá?

Se não for um dos visitantes que pode viajar para o Canadá sem visto e não for elegível para um eTA, terá de solicitar um visto regular para viajar para o Canadá. Para o fazer, deve descarregar o formulário de candidatura oficial a partir do website do governo canadiano e preencher a sua candidatura e enviá-la para o consulado ou embaixada canadiana mais próxima da sua casa.