Precisa de um passaporte para viajar para o Canadá?

Gostaria de saber se precisa de um passaporte para viajar para o Canadá? Descubra a resposta a esta pergunta, bem como os outros documentos essenciais.

Solicitar a eTA Canadá

Se desejar viajar para o Canadá, seja para visitar o país, para visitar um parente, para trabalhar ou para frequentar a escola, necessitará, evidentemente, de ter consigo um passaporte válido. De facto, o Canadá não faz parte da União Europeia e, como tal, o seu bilhete de identidade não será suficiente para obter autorização para lá permanecer. Por outro lado, para além do seu passaporte, a entrada no Canadá requer uma autorização de residência, que pode ser um visto ou simplesmente um eTA. Vamos descobrir mais sobre isto juntos.

 

Que passaportes e outros documentos de viagem válidos são aceites no Canadá?

Um passaporte ou documento de viagem válido é um pré-requisito para uma estadia no Canadá. O seu passaporte será considerado válido se for um documento legal oficial, não tiver expirado e for aceite pelas autoridades de imigração canadianas.

Ter um passaporte não lhe garante o direito de entrar no Canadá, uma vez que também deve ser válido. Deve, portanto, verificar com antecedência a data de validade do seu passaporte. Dependendo do tipo de autorização de residência a que se candidata e do objectivo e duração da sua estadia no Canadá, poderá ser necessário renovar o seu passaporte.

Se o objectivo da sua estadia no Canadá for visitar, trabalhar ou estudar temporariamente, não será possível receber uma autorização de residência, de trabalho ou de estudo após a data de expiração do seu passaporte. Da mesma forma, se obtiver um novo passaporte após a entrada no Canadá, terá de solicitar uma prorrogação ou renovação da sua autorização de permanência.

Deve também notar-se que se desejar viajar para o Canadá com um visto regular, o seu passaporte deve conter pelo menos uma página em branco. É aqui que o visto do visitante ou residente permanente que obteve será afixado. Se beneficiar do programa de isenção de visto eTA, que consiste numa autorização de residência electrónica que pode ser acedida em linha, então não será obrigado a fazê-lo, pois a sua autorização não será fisicamente anexada ao seu passaporte, mas sim electronicamente.

Por favor note! Alguns passaportes podem ser recusados pelas autoridades canadianas à chegada como sendo inválidos, incluindo passaportes emitidos pela Somália, passaportes não legíveis emitidos pela República Checa, passaportes temporários emitidos pela República da África do Sul e passaportes emitidos pela Venezuela.

Uma nota final sobre o passaporte para viajar para o Canadá: Isto também se aplica às crianças, independentemente da sua idade. Por conseguinte, não é possível tê-los no passaporte dos pais e cada criança deve ter o seu próprio passaporte para poder viajar legalmente para o Canadá, mesmo numa idade muito jovem.

 

Como solicitar ou renovar um passaporte?

Como terá compreendido, é necessário um passaporte válido que cubra toda a sua estadia no Canadá para viajar para o Canadá. Se ainda não tiver um passaporte ou se o seu passaporte estiver prestes a expirar, terá de solicitar um novo passaporte. Isto pode ser feito online ou indo à Câmara Municipal da sua escolha, que não depende do seu local de residência. Para obter um passaporte biométrico, terá de ir à Câmara Municipal para que lhe sejam tiradas as suas impressões digitais.

No local, terá de preencher um formulário de candidatura e anexar certos documentos, incluindo

  • O seu antigo passaporte
  • Uma fotografia para passaporte com menos de 6 meses de idade e que cumpre as normas
  • Uma prova recente de morada
  • O número de pré-candidatura, caso se tenha candidatado online

No caso de um passaporte que tenha expirado há mais de 5 anos, deve também anexar o seu bilhete de identidade válido ou que tenha expirado há menos de 5 anos, e, se aplicável, se não tiver bilhete de identidade ou se for mais antigo, deve apresentar uma certidão de nascimento com menos de 3 meses. Finalmente, terá também de apresentar prova da nacionalidade portuguesa se estiver numa situação especial como um nascimento no estrangeiro a pais nascidos no estrangeiro.

 

Que outros documentos são necessários para viajar para o Canadá?

Se precisar de um passaporte válido para viajar para o Canadá, serão também necessários outros documentos para a sua estadia. De facto, a entrada no Canadá requer uma autorização de residência, como um visto ou uma eTA.

Anteriormente, o único documento aceite para a possibilidade de uma estadia no Canadá era um visto convencional que tinha de ser solicitado numa embaixada ou consulado canadiano no país de residência e que era afixado no passaporte.

Mas desde 2016, existe um procedimento muito mais simples para viajar neste país. Esta é a eTA, que é uma autorização de residência electrónica e o procedimento de pedido é feito inteiramente online e em apenas alguns minutos. Para beneficiar disso, basta preencher as seguintes condições:

  • Ser nacional de um dos países membros do acordo assinado com o Canadá. Isto inclui, naturalmente, os países da União Europeia.
  • Ter um passaporte válido que cubra a totalidade da estadia pretendida no Canadá.
  • Viajar para o Canadá para turismo, negócios ou para visitar um parente.
  • Não planear permanecer no Canadá por mais de 6 meses consecutivos.
  • Cumprir os requisitos de segurança e normas sanitárias exigidos pelas autoridades de imigração canadianas.

Se preencher estas condições, não há necessidade de iniciar um procedimento de pedido de visto para preparar a sua viagem. Tudo o que tem de fazer é ir ao website oficial ou a um website que ofereça esta aplicação online, tal como o website do nosso parceiro, cujo link encontrará nesta página. Encontrará um formulário online para preencher, no qual terá de preencher :

  • A sua identidade (apelido, nome próprio, data e local de nascimento)
  • O seu número de passaporte
  • Um endereço de correio electrónico válido

Ser-lhe-á então pedido que responda a uma série de perguntas simples para verificar se não representa uma ameaça à segurança nacional e se cumpre os requisitos de elegibilidade da eTA.

Uma vez feito o pedido, terá de pagar uma taxa de processamento que pode ser paga em segurança online por cartão de crédito ou Paypal. Uma das vantagens deste sistema é que a sua candidatura será processada muito rapidamente, pois poderá obter a sua eTA em menos de 72 horas e muitas vezes muito mais rapidamente. Ser-lhe-á enviado por correio electrónico e não precisará de o imprimir, pois será directa e electronicamente anexado ao seu número de passaporte. Uma vez obtido, a eTA é válida por 5 anos e permite assim estadias múltiplas no Canadá, respeitando as regras acima referidas.

 

Porque faz sentido reemitir um passaporte que ainda não tenha expirado antes de um pedido de eTA?

Como acabámos de ver, o procedimento de pedido de eTA para o Canadá permite-lhe poupar tempo e obter autorização legal para viajar para o Canadá sem visto. Mas outra característica da eTA que deve ter em conta é a sua validade de 5 anos.

Se o seu passaporte expirar em breve, deverá renová-lo antes de se candidatar em linha. Isto acontece porque a eTA está ligada ao número de passaporte que deu quando se candidatou. Por conseguinte, se mudar de passaporte durante o período de validade da sua eTA, o seu novo passaporte terá um novo número ao qual a sua autorização não estará ligada. Neste caso, se desejar visitar novamente o país, terá de solicitar uma nova eTA online.

É também importante notar que o passaporte que indicou no seu pedido de eTA deve cobrir toda a sua estadia. Se este passaporte for válido no momento do pedido e no dia da sua partida mas não no momento do seu regresso, a sua eTA não será considerada válida e poderá ser-lhe recusada a entrada no Canadá.

Existem, evidentemente, outros casos em que terá de renovar o seu passaporte antes de este expirar. Estes incluem uma mudança de identidade. Por exemplo, se mudar o seu nome devido a casamento ou divórcio, terá de actualizar os seus documentos de identidade, solicitando um novo passaporte e devolvendo o antigo. Mais uma vez, se uma eTA fosse anexada a esse passaporte antigo, deixaria de ser válida, especialmente porque uma mudança de nome exigiria também uma nova eTA.

É importante lembrar que o nome e identidade do viajante indicado no pedido de eTA para o Canadá deve ser o mesmo que o indicado no passaporte a ser apresentado no momento do embarque e à chegada ao país.

Solicitar a eTA Canadá

Perguntas mais frequentes

Pode viajar para o Canadá apenas com um bilhete de identidade?

Infelizmente, não é possível viajar para o Canadá simplesmente com um documento de identidade, a menos que se seja canadiano ou americano. Com efeito, os nacionais de países que não o Canadá ou os Estados Unidos devem apresentar um passaporte válido para serem autorizados a permanecer no Canadá, para além de um eTA ou visto válido. Por isso, certifique-se de ter um passaporte válido antes de planear a sua viagem.

Tenho de imprimir o meu eTA e colá-lo no meu passaporte?

Ao contrário do visto tradicional, que é fisicamente afixado no passaporte do requerente com um carimbo, a eTA é desmaterializada. Isto significa que não terá um carimbo ou documento anexado ao seu passaporte, mas a autorização será simplesmente ligada ao número do seu passaporte. Tanto a companhia aérea com que está a viajar como os funcionários da imigração quando chegar ao país poderão ver esta autorização a partir do seu número de passaporte.

Quanto tempo é necessário para que um passaporte seja válido para viajar para o Canadá?

O passaporte que utilizará para viajar para o Canadá deve, evidentemente, ser válido tanto ao partir como ao regressar. De facto, a lei de imigração canadiana exige que qualquer estadia no país seja totalmente coberta pela validade do passaporte.