Quanto custa um visto eTA para o Canadá?

Quer saber quanto custa preparar-se para a sua estadia no Canadá? Saiba quanto custa solicitar uma eTA online e qual é o preço.

Solicitar a eTA Canadá

O preço de um visto para o Canadá não é o mesmo se se optar por um visto eTA ou por um visto clássico. De facto, o sistema eTA permite-lhe beneficiar de uma taxa muito mais baixa para a obtenção de uma autorização de viagem para o Canadá. Por conseguinte, é importante fazer a escolha certa e, se possível e se cumprir os vários critérios de elegibilidade deste novo sistema, escolher este pedido em linha em vez de um pedido de visto tradicional que lhe custará muito mais e demorará mais tempo. Neste artigo, iremos explicar as diferentes taxas para os vistos tradicionais e eTA para viajar para o Canadá.

 

Quanto custa uma autorização de viagem para o Canadá?

Para poder viajar para o Canadá, é necessário ter uma autorização de residência oficial. Esta autorização permitir-lhe-á embarcar na aeronave que o levará a este país e passar os vários controlos à chegada. Lembre-se que o visto ou eTA é obrigatório para poder entrar neste país, mesmo para menores e mesmo para uma simples escala ou trânsito. É portanto necessário planear com antecedência esta formalidade e procedimento e prever o orçamento necessário.

O preço de uma autorização de viagem para o Canadá não é o mesmo para um visto tradicional ou um eTA. Também varia de acordo com o sítio e, portanto, com o fornecedor de serviços através do qual se vai candidatar.

A eTA e o visto não exigem os mesmos passos e não dizem respeito aos mesmos tipos de viajantes. O seu preço é também muito diferente, como veremos mais adiante.

Embora o preço de um pedido de visto eTA ou online também varie dependendo do website utilizado, deve estar ciente de que a taxa do governo canadiano varia entre $7 e $100 para um eTA e $100 para alguns vistos.

 

Quanto custa uma eTA para o Canadá e quem pode beneficiar com ela?

O sistema eTA foi introduzido há alguns anos pelo governo canadiano para simplificar o processo para os viajantes de certos países que desejam visitar o país. É um sistema totalmente electrónico que permite a obtenção de um equivalente de visto em poucos dias e a um custo muito inferior.

A eTA é, portanto, uma espécie de visto desmaterializado que está electronicamente ligado ao seu passaporte. No entanto, só é acessível sob certas condições:

  • Requisitos de residência: os requerentes da eTA devem residir num dos países membros do esquema. Este é o caso de todos os países da União Europeia e da Suíça.
  • Duração da estadia requerida: A duração total da estadia no Canadá não deve em caso algum exceder 6 meses consecutivos.
  • Objectivo da exigência de estadia: Finalmente, o objectivo da sua viagem ao Canadá deve ser exclusivamente turístico ou de negócios.

Se cumprir todas estas condições, pode candidatar-se online em poucos minutos, bastando para isso preencher um formulário. Este é um processo rápido e receberá uma resposta em menos de 72 horas. Uma vez obtida, a sua eTA será válida por 5 anos e pode, portanto, ser utilizada para várias estadias.

O facto de o pedido eTA ser feito exclusivamente online permite aos fornecedores que o oferecem cobrar taxas muito mais baixas do que para um pedido de visto clássico. Com o nosso prestador de serviços parceiro, pode obter um visto eTA por apenas 49 euros, incluindo os 7 dólares para o governo canadiano. É possível pagar apenas os 7 dólares solicitados pelo governo através do site oficial, mas não poderá tirar partido do formulário simplificado do nosso parceiro em português, do reembolso em caso de recusa, da verificação dos dados antes de apresentar a sua candidatura. Estas taxas podem ser pagas directamente online, por cartão de crédito ou Paypal, para acelerar ainda mais o processo.

 

Quanto custa um visto normal para o Canadá?

Se não for elegível para o esquema eTA e necessitar de solicitar um visto regular, por exemplo se desejar permanecer no Canadá por mais de 6 meses, para trabalhar ou estudar, deve contactar a embaixada canadiana no seu país de residência.

Naturalmente, a solicitação de um visto para o Canadá demorará mais tempo do que a solicitação de um eTA, uma vez que este procedimento pode demorar várias semanas e por vezes até meses. É portanto necessário aplicar com bastante antecedência.

De facto, o procedimento para requerer um visto para o Canadá requer documentos mais complexos e por vezes até uma marcação física na embaixada ou consulado. Tendo em conta esta complexidade, esta aplicação é também mais cara.

O preço de um visto clássico para o Canadá também variará de acordo com diferentes critérios. Em média, deve esperar pagar cerca de 100 dólares canadianos por viajante. É também possível obter um preço para um pedido de grupo com um máximo de 500 dólares canadianos para uma família.

Deve-se também notar que existe uma taxa adicional para a recolha de impressões digitais.

De facto, nos últimos anos, têm sido necessárias taxas adicionais para dados biométricos. Para solicitar um visto para o Canadá com um passaporte, terá não só de pagar a taxa de pedido, mas em alguns casos terá também de fornecer as suas impressões digitais para completar o pedido.

Contudo, se desejar visitar o Canadá para turismo, estudar ou trabalhar durante menos de 6 meses, não será obrigatório fornecer os seus dados biométricos. No entanto, se tiver entre 14 e 79 anos de idade, estes dados serão obrigatórios. Terá de pagar uma taxa de 85 dólares canadianos por pessoa com um máximo de 170 dólares por família.

 

Quanto custa uma eTA de emergência para o Canadá?

Por vezes, apesar do rápido tempo de processamento dos pedidos de eTA online, alguns viajantes precisam de viajar urgentemente para o Canadá. Neste caso, alguns sítios oferecem eTAs urgentes, pois pode escolher esta opção ao preencher a sua candidatura.

Com esta opção, poderá receber a sua eTA por e-mail dentro de minutos e a maior parte do tempo dentro de uma hora. Isto porque os agentes encarregados de verificar o seu ficheiro fá-lo-ão prioritariamente. Claro que, mesmo com esta opção de entrega expressa, não há nenhuma garantia de que poderá obter a eTA. De facto, mesmo que seja raro, um pedido que tenha sido apresentado à pressa pode ser sujeito a verificações adicionais e verificações adicionais, especialmente se o serviço de imigração tiver suspeitas sobre a sinceridade das respostas dadas no formulário.

Escusado será dizer que solicitar uma eTA com urgência é uma opção paga e, portanto, custar-lhe-á mais do que uma aplicação padrão. O preço desta opção também varia de acordo com o fornecedor.

 

É possível viajar gratuitamente para o Canadá sem visto ou eTA?

É possível para certos viajantes apenas viajar para o Canadá sem a necessidade de um eTA ou visto. A condição é que seja cidadão americano, independentemente do meio de transporte utilizado, ou cidadão da União Europeia ou da Austrália se entrar no país por terra ou por mar. Isto significa que se chegar ao país a pé, de autocarro, barco ou comboio, estará isento de visto, mas se viajar de avião, terá de apresentar uma autorização de residência.

 

Quanto custa a prorrogação da validade de um visto?

Se estiver no Canadá e desejar prolongar a sua estadia para fins de negócios ou turismo, pode solicitar a prorrogação do seu visto.

No entanto, terá de orçamentar esta prorrogação à mesma taxa que pagou pelo seu visto de base. É necessário solicitar esta prorrogação antes do fim da validade do visto.

Para a eTA, lembre-se que ela deve cobrir toda a duração da sua estadia no Canadá. Se este não for o caso e a sua autorização expirar antes do fim da sua viagem, terá de a renovar. Não há nenhuma extensão para este tipo de eTA, pelo que terá de solicitar novamente e pagar o mesmo montante que da primeira vez.

 

Posso ser reembolsado da taxa de pedido da eTA se não me for concedido um visto?

Alguns sítios oferecem aos seus clientes um reembolso da taxa de candidatura eTA no caso de uma recusa por parte das autoridades canadianas. Mas este reembolso está naturalmente sujeito a determinadas condições.

De facto, as rejeições de eTAs são raras mas devem-se na maioria das vezes ao historial de viagens do candidato. Assim, os viajantes a quem já foi recusada a entrada no Canadá com um visto anterior ou pedido de eTA são mais susceptíveis de ver o seu pedido rejeitado novamente. O mesmo se aplica às pessoas que viveram no Canadá e que ainda estão oficialmente registadas. O reembolso só será, portanto, possível se o motivo de recusa não se referir à rejeição de pedidos anteriores.

Solicitar a eTA Canadá

Perguntas mais frequentes

É mais ou menos caro pedir uma eTA do que um visto?

Um pedido eTA é um pedido electrónico de autorização de estadia no Canadá que é mais simples e mais barato do que um pedido de visto. Embora tenha de pagar um mínimo de 100 euros por um pedido de visto tradicional, a eTA custar-lhe-á apenas 7 dólares canadianos ou 49 euros com um serviço de ajuda e verificação. Esta é obviamente uma grande vantagem que complementa as outras vantagens deste sistema, tais como não ter de enviar quaisquer documentos de apoio ou poupar tempo graças a uma aplicação rápida.

Quais são as taxas para um visto eTA?

As taxas que terá de pagar ao solicitar uma eTA online podem ser divididas em duas. Primeiro, existe a taxa de 7 dólares, que é a taxa legal cobrada pelo governo canadiano por este esquema. Em segundo lugar, o resto da taxa é para a verificação e processamento do pedido pelo prestador de serviços. Estes variam de local para local. É possível pagar apenas os $7 através do site oficial, mas não será possível tirar partido dos serviços adicionais.

Existe alguma tarifa preferencial ou com desconto na sua eTA?

Ao contrário do visto que oferece tarifas de grupo para viajantes para o Canadá como uma família, a eTA não oferece tais benefícios. De facto, será necessário pagar a taxa integral para cada viajante. É de notar que as crianças menores também precisarão da sua própria eTA.