Quanto tempo dura a eTA para o Canadá?

Gostaria de saber quanto tempo é válido um visto eTA para viajar para o Canadá? Descubra aqui a resposta a esta pergunta e outras informações sobre a expiração deste visto.

Solicitar a eTA Canadá

Ao solicitar uma eTA para o Canadá, há certos elementos a ter em conta, em particular a duração da validade desta autorização de residência. De facto, como explicaremos em detalhe abaixo, a eTA para o Canadá é uma das autorizações electrónicas de viagem mais longas e válidas e pode utilizá-la para várias estadias neste país.

 

Regras gerais relativas à validade do visto eTA para o Canadá :

Em geral, os seguintes pontos são dignos de nota aqui, e voltaremos a eles mais detalhadamente em seguida:

  • A eTA para o Canadá é válida por um período máximo de 5 anos a partir da data de emissão.
  • A eTA também pode expirar antes deste prazo se o passaporte associado for alterado ou renovado.
  • Durante o período de validade de 5 anos da eTA ou até que o passaporte expire, é possível fazer tantas viagens ao Canadá quantas se desejar.
  • No entanto, o período de validade da eTA não deve ser confundido com o período máximo autorizado de estadia, que é de 6 meses consecutivos.

 

Porque é que o passaporte pode influenciar a validade do visto eTA?

A fim de compreender como a expiração do seu passaporte pode afectar a validade da sua eTA, é importante lembrar que esta autorização de viagem está ligada electronicamente ao seu passaporte.

Uma vez concluído o procedimento de candidatura em linha e pago a taxa de processamento, receberá um e-mail indicando se a sua eTA foi concedida. Se assim for, a sua autorização estará activa assim que a receber. Para as autoridades canadianas, a sua eTA será ligada ao seu passaporte ou, mais precisamente, ao seu número de passaporte.

Assim, várias verificações podem ser efectuadas no momento da sua viagem. O primeiro será antes de embarcar no seu voo e pela companhia aérea que escolheu para viajar, que lhe pedirá um número de passaporte e poderá consultar o sistema de imigração canadiano para se assegurar de que tem uma eTA válida. Não é necessário imprimir a sua autorização de viagem antes da partida.

Um segundo controlo também será efectuado quando chegar ao Canadá e pelo serviço de imigração no local.

Isto explica porque é necessário apresentar e viajar com o passaporte cujo número entrou quando solicitou a sua eTA. Caso contrário, se entretanto tiver alterado o seu passaporte, o número do seu novo passaporte não será anexado à sua eTA, o que não será verificável pelos agentes. Se tiver alterado o seu número de passaporte durante os 5 anos de validade da sua eTA, será portanto necessário voltar a candidatar-se em linha.

 

A validade total do visto eTA para o Canadá é de um máximo de 5 anos:

Como mencionado acima, uma vez aceite o seu pedido de autorização de permanência no Canadá e que tenha recebido confirmação da sua autorização de permanência no Canadá, poderá beneficiar desta autorização por um período máximo de 5 anos, a menos que o seu passaporte seja alterado ou expire.

Por conseguinte, é importante lembrar-se sempre de verificar a validade da sua eTA antes de viajar e de assegurar que o número do passaporte que consta da mesma é o mesmo que o seu passaporte actual.

Se a sua eTA expirar ou o seu passaporte tiver acabado de ser alterado, poderá ser-lhe recusado o embarque no seu voo para o Canadá. Por conseguinte, recomenda-se vivamente que tome precauções para verificar a validade da sua eTA antes de viajar e para garantir que tem tempo para voltar a candidatar-se.

Mesmo que o seu passaporte seja o mesmo que solicitou, se a sua eTA tiver mais de 5 anos, não será renovado automaticamente. É legalmente obrigatório voltar a candidatar-se se desejar viajar novamente para o Canadá.

 

Qual é a duração máxima de uma estadia no Canadá com um visto eTA?

Outra coisa a saber sobre a eTA para o Canadá é a duração máxima de estadia permitida por esta autorização electrónica. Embora o visto eTA seja válido por um total de 5 anos, isto não significa que se possa permanecer no Canadá durante tanto tempo.

Assim que chegar ao país, um funcionário da imigração colocará um carimbo no seu passaporte indicando a data de entrada no Canadá. Este carimbo indicará também a data máxima em que poderá deixar o país. Verificará que esta data é exactamente seis meses após a data da sua chegada. Isto significa que a estadia máxima no Canadá com um visto eTA é de 6 meses consecutivos.

No entanto, também aqui, certas situações podem encurtar a estadia máxima autorizada com as seguintes situações:

  • Deixou o Canadá apenas por um curto período de tempo para evitar uma estadia máxima. Por exemplo, se sair do país apenas durante algumas horas ou dias antes de regressar.
  • Se não tiver meios financeiros suficientes para se sustentar durante este período prolongado.
  • Se não for capaz de justificar o que vai fazer no Canadá durante este período de estadia. É possível que os funcionários de imigração canadianos o interroguem à chegada para descobrir as verdadeiras razões da sua estadia, se esta for por vários meses.

 

A validade de um visto eTA para o Canadá pode ser prorrogada?

Se estiver no Canadá há quase 6 meses com uma simples eTA e desejar permanecer mais tempo, pode solicitar uma extensão desta autorização de residência.

Mas tenha cuidado! Estas extensões nem sempre são concedidas e não há garantias de que poderá permanecer legalmente no país por mais tempo.

Além disso, antes de viajar para o Canadá, se pensa que terá de permanecer no país por mais de 6 meses, é melhor jogar pelo seguro e solicitar directamente um visto específico no consulado ou embaixada canadiana no seu país de residência.

Embora o processo tradicional de pedido de visto seja mais demorado e complicado do que o pedido online eTA, irá assegurar que poderá permanecer no Canadá por mais de 6 meses antes da sua partida.

 

O que fazer se a sua eTA está prestes a expirar e quais são as possíveis razões?

Se a sua eTA está prestes a expirar e ainda não partiu para o Canadá, recomenda-se vivamente que solicite agora uma nova autorização de residência.

Neste caso, a sua antiga autorização será simplesmente substituída por uma nova autorização com um novo período de validade até 5 anos. Lembre-se que a sua eTA deve ainda ser válida no momento da sua partida para o Canadá.

Para além deste período de validade de 5 anos, outros factores podem causar a expiração da sua eTA.  Deve ser lembrado que os viajantes que desejam viajar para o Canadá com uma simples eTA só o podem fazer se preencherem uma série de condições.

A primeira destas condições é evidentemente que não representa um risco de segurança para o país. Se algo lhe acontecer que possa levar as autoridades de imigração a considerá-lo uma ameaça à segurança canadiana, a validade da sua eTA pode ser revogada. Neste caso, as autoridades de imigração têm o direito de revogar imediatamente a validade desta autorização, mesmo que já tenha recebido um certificado de atribuição.

Da mesma forma, um viajante que não cumpra uma lei canadiana de imigração ou de vistos pode ser removido do país sem permissão para voltar a entrar e perderá a validade restante do seu visto eTA.

Outro caso importante a considerar é o potencial erro no preenchimento do formulário de pedido de visto eTA em linha. De facto, mesmo que a informação que fornece no momento da candidatura seja verificada, é possível que seja cometido um erro, por exemplo na ortografia de um nome ou de uma data de nascimento. Neste caso, mesmo que o pedido de eTA tenha sido concedido, é essencial alterar esta informação, mais uma vez para evitar que os funcionários que chegam reparem e cancelem a validade da eTA.

Terá de solicitar uma nova autorização de viagem em linha, uma vez que a primeira não pode ser alterada.

Finalmente, se mudou de identidade ou sexo durante os 5 anos de validade do seu visto eTA e desejar viajar novamente para o Canadá, terá de apresentar novamente o seu pedido.

Solicitar a eTA Canadá

Perguntas mais frequentes

O que pode reduzir a validade do visto eTA?

Embora o visto eTA para o Canadá seja teoricamente válido por 5 anos a partir da data de emissão, vários factores podem encurtar este período, tais como uma alteração ou renovação do passaporte ou uma alteração da identidade do requerente na sequência de um casamento ou divórcio, por exemplo. Se tiver quaisquer dúvidas sobre a validade da sua eTA, a melhor coisa a fazer é solicitar uma nova para garantir que pode viajar para o Canadá com tranquilidade.

O que fazer se o seu visto eTA para o Canadá tiver expirado?

Quando a sua eTA para o Canadá atinge a sua data de validade de 5 anos, é automaticamente cancelada e deixará de aparecer no sistema informático dos funcionários da imigração mediante a apresentação do número do seu passaporte. Como uma eTA nunca é renovada automaticamente após a sua expiração, será necessário solicitar uma nova, iniciando novamente o procedimento.

Quantas viagens ao Canadá posso fazer com uma eTA?

A eTA para o Canadá permite-lhe permanecer no país tantas vezes quantas desejar, desde que continue a preencher as condições necessárias para beneficiar deste esquema. Mas tenha cuidado porque cada uma das suas estadias não pode exceder uma duração total de 6 meses consecutivos no país.