É necessário um visto eTA para o trânsito através do Canadá?

Descubra se precisa de um visto eTA para uma simples escala no Canadá e qual é o procedimento para obter um no mais curto espaço de tempo possível.

Solicitar a eTA Canadá

Se não desejar visitar o Canadá, mas a sua viagem inclui uma escala ou trânsito num aeroporto canadiano, necessitará de um visto de trânsito ou eTA, tal como faria para uma estadia efectiva no Canadá. Neste artigo, sugerimos-lhe que descubra como solicitar esta autorização e o que precisa de saber.

 

É necessária uma eTA para uma simples escala ou trânsito no Canadá?

Se está a planear uma viagem para um destino que não o Canadá num futuro próximo, mas precisa de fazer uma escala ou transitar por este país, é importante saber de que documentos oficiais vai precisar.

Como acabámos de ver, é obrigatória uma eTA para o trânsito através do Canadá ou uma escala num aeroporto canadiano, mesmo que não se saia da zona de trânsito.

Poder-se-ia, portanto, perguntar por que razão é necessário ter este precioso gergelim se não se está no país. Da mesma forma que para uma escala ou trânsito nos Estados Unidos, uma escala no Canadá requer autorização oficial para entrar no país, mesmo que não se vá descobrir o país.

De facto, quando um avião estrangeiro aterra num aeroporto canadiano, deve certificar que os seus passageiros têm um visto eTA ou de trânsito.

Deve, portanto, lembrar-se de solicitar a sua eTA antes da sua viagem para evitar ser-lhe recusado o embarque. Deve recordar-se, contudo, que no passado era necessário solicitar um visto específico denominado "visto de trânsito" para uma escala ou trânsito no Canadá. Mas agora, os nacionais de países com isenção de visto podem tirar partido de um simples pedido de eTA online para o fazer.

Uma escala ou trânsito no Canadá respeitará necessariamente as condições da duração máxima da estadia da eTA, que é de 90 dias consecutivos, uma vez que o tempo passado no terreno é geralmente de apenas algumas horas.

 

Como posso obter uma eTA para uma escala ou trânsito no Canadá?

Se desejar obter uma eTA para uma escala ou trânsito no Canadá, terá de seguir o mesmo procedimento que para uma eTA regular.

A candidatura será, portanto, feita online e através de um formulário tradicional em português ou na língua da sua escolha. Para preencher o formulário, precisará do número do passaporte com que viajará e de um cartão bancário que será utilizado para pagar o processamento da sua candidatura.

A informação a ser preenchida neste formulário é simples e diz respeito à sua situação pessoal e identidade, bem como uma série de perguntas sobre o seu estado de saúde e o seu carácter moral. Finalmente, terá de fornecer um endereço de correio electrónico válido para o qual a sua eTA será enviada se for aceite.

Uma vez validada a sua candidatura, só terá de esperar uma média de 72 horas para receber a sua resposta por correio electrónico. A eTA será então automática e electronicamente anexada ao seu passaporte e não precisará de o imprimir.

Finalmente, deve saber que uma vez obtido, a eTA será válida por 5 anos e permitir-lhe-á fazer tantas estadias, trânsitos ou escalas no Canadá quantas desejar, desde que as condições sejam respeitadas.

 

A mesma eTA pode ser utilizada para uma escala, trânsito e permanência no Canadá?

Se estiver a solicitar uma eTA para uma simples escala ou trânsito no Canadá, poderá querer saber se a eTA será válida para uma eventual estadia real no país.

E este é, de facto, o caso. De facto, como a eTA é válida por 5 anos a partir da data de emissão, pode utilizá-la tantas vezes quantas desejar durante este período para uma viagem, uma estadia, uma escala ou um trânsito no Canadá. Evidentemente, estas estadias devem cumprir os regulamentos do governo canadiano e o sistema eTA.

Em particular, é essencial que a estadia não exceda 90 dias consecutivos ou 3 meses em território canadiano. Se desejar permanecer mais tempo, deve solicitar um visto tradicional. O objectivo destas estadias deve ser o turismo, uma visita a um familiar ou uma reunião de negócios. Se desejar trabalhar ou estudar no Canadá, deve solicitar um visto tradicional.

Finalmente, lembre-se que a sua eTA está electronicamente ligada ao seu passaporte e, por conseguinte, é também imperativo que o passaporte que irá utilizar para futuros trânsitos, escalas ou viagens no Canadá seja aquele cujo número mencionou ao solicitar a sua eTA.

 

Quando devo solicitar uma eTA para um trânsito para o Canadá?

Agora já sabe que precisa de uma eTA para uma escala no Canadá. Mas quando é aconselhável candidatar-se a ele? Acabámos de ver acima que a autorização eTA pode ser obtida em menos de 72 horas após a sua candidatura em linha. De facto, na realidade, este prazo é muitas vezes muito mais curto e poderá receber o e-mail de confirmação da sua eTA apenas algumas horas após ter sido submetido. Pode, portanto, teoricamente, solicitar uma eTA apenas alguns dias antes da sua data de partida. No entanto, é aconselhável que se candidate com bastante antecedência para garantir que o receba a tempo. Isto permitir-lhe-á fazer um novo pedido caso o seu primeiro pedido tenha sido recusado devido a um erro no preenchimento do formulário. Este novo pedido pode ser apresentado já 10 dias após a data de recusa.  No caso de uma nova recusa, pode sempre solicitar um visto clássico.

Por outro lado, como a eTA é válida por um total de 5 anos e permite viajar ou parar no país durante este período, não há necessidade de se candidatar no último momento ou de se candidatar demasiado cedo.

Idealmente, deverá candidatar-se algumas semanas antes da sua partida, no máximo.

 

O que fazer se a sua eTA estiver prestes a expirar e se tiver uma escala no Canadá e de volta?

Há também um caso especial que pode apresentar algumas dificuldades para os viajantes que param no Canadá com um eTA. Imaginemos que a validade da sua eTA expira entre a hora da primeira escala e a hora da escala de regresso.

Como regra geral, para uma estadia no Canadá, a eTA só precisa de ser válida no momento da entrada no país e não precisa de cobrir toda a viagem. Mas para uma escala ou trânsito, as coisas são diferentes e é necessário que a sua eTA seja válida tanto na altura da sua primeira escala à saída como na altura da sua segunda escala à volta.

De facto, para melhor compreender esta especificidade, é essencial compreender que cada escala ou trânsito é equivalente a uma estadia no Canadá para as autoridades canadianas. Assim, quando um avião faz uma escala num dos aeroportos do país e depois parte para outro destino, quer se mude ou não de avião, isto equivale a entrar e sair do país. A data de saída do território será portanto considerada como o fim da sua estadia e a sua segunda escala no regresso, como uma segunda entrada no Canadá.

Portanto, se a sua eTA era válida no momento da sua escala de saída, também deve ser válida no momento da sua escala de regresso. E se a eTA expirar durante a sua estadia?

A primeira opção é utilizar a sua eTA para a sua viagem de ida e solicitar outra eTA durante a sua viagem e para a sua viagem de regresso. Mas aqui terá de garantir que tem tempo para o fazer e que dispõe de uma ligação à Internet para o fazer. Além disso, não há garantias de que obterá esta nova autorização, o que poderá ser um problema na sua viagem de regresso e impedi-lo de regressar a casa a menos que encontre um bilhete de avião que não passe pelo Canadá.

Mas a melhor solução é avançar e solicitar uma nova eTA mesmo que a sua eTA actual ainda seja válida. Isto porque a nova eTA irá substituir a antiga e será novamente válida por um período de 5 anos, de modo a poder cobrir tanto a sua escala ou trânsito exterior como a sua escala ou trânsito de regresso. Mas mais uma vez, só porque obteve a sua eTA na sua candidatura inicial, não significa que obterá também a segunda. É portanto aconselhável certificar-se de que tem tempo suficiente para garantir a sua estadia. Se a sua situação pessoal tiver mudado, é possível que já não cumpra os critérios de elegibilidade da eTA.

Solicitar a eTA Canadá

Perguntas mais frequentes

Que documentos são necessários para uma escala no Canadá?

Para fazer uma viagem que inclua um trânsito ou uma escala no Canadá, necessitará de vários documentos oficiais. Evidentemente, necessitará de um passaporte válido, mas também de uma autorização para permanecer no Canadá, tal como um visto eTA ou um visto de trânsito. Ambos estes documentos estarão naturalmente ligados ao seu passaporte e terão de ser apresentados quando embarcar para este país ou outro destino com escala no país.

Como requerer um visto de trânsito para o Canadá?

Se não cumprir os critérios para um pedido de eTA para o Canadá, também pode transitar ou fazer escala no Canadá com um visto específico. Este é o visto de trânsito, que também pode ser solicitado em linha utilizando um formulário específico. Só tem de indicar que quer um visto de imigração de trânsito e não um visto de turista, o que levaria mais tempo.

Onde solicitar uma eTA de trânsito para o Canadá?

Uma eTA para um trânsito ou escala no Canadá pode ser obtida online através do sítio web oficial ou através do sítio web de um fornecedor de serviços como o que recomendamos neste sítio web. Aí encontrará um formulário que pode preencher em poucos minutos e um sistema de pagamento em linha para a taxa de processamento.