Responder às perguntas do formulário de candidatura eTA Canada

Se quiser viajar para o Canadá para turismo, para visitar um parente ou para uma viagem de negócios, então sabe que precisará de uma autorização de residência. A licença mais simples e fácil de obter é provavelmente a eTA para o Canadá. Só tem de preencher um simples formulário online para se candidatar. Nesta página, explicaremos como preencher e responder às perguntas do formulário eTA para o Canadá da melhor maneira possível para maximizar as suas hipóteses de obter uma resposta favorável à sua candidatura.

Solicitar a eTA Canadá

Onde e como aceder a um formulário eTA para o Canadá em português?

A primeira coisa a fazer para se candidatar a um eTA para o Canadá é, evidentemente, encontrar um sítio onde se possa candidatar. Nesta página encontrará um link para um site parceiro que oferece um formulário eTA em português para viajantes para o Canadá.

Terá primeiro de assegurar-se de que preenche as condições necessárias para aceder a este esquema.

Tenha o seu passaporte válido pronto, assim como um endereço de e-mail válido e o seu cartão de crédito para pagar o processamento da sua candidatura.

No sítio web do nosso parceiro, terá naturalmente o benefício de ajuda online para preencher os vários itens deste questionário.

 

Resumo das diferentes etapas para completar o formulário eTA para o Canadá :

Para lhe dar uma visão geral do procedimento de candidatura eTA para o Canadá, eis um resumo dos diferentes passos que terá de seguir:

  • Aceda ao formulário em português e indique se está a solicitar uma eTA para si ou para outra pessoa.
  • Preencha as informações do seu passaporte.
  • Preencha os seus dados pessoais.
  • Preencha os seus dados.
  • Responder à lista de perguntas de elegibilidade.
  • Valide e assine a sua declaração e envie-a.

Antes de entrar nos detalhes destas diferentes etapas, lembramos que é imperativo que forneça informações correctas e precisas às diferentes perguntas que lhe serão feitas neste formulário.

 

Primeira parte do formulário: Viajantes abrangidos pelo pedido

A primeira parte do formulário eTA para o Canadá irá exigir que indique se se está a candidatar para si ou para outro viajante.

Aqui terá simplesmente de responder sim ou não às seguintes perguntas:

  • Está a candidatar-se a outra pessoa?
  • Está a candidatar-se em nome de uma criança menor?

Se responder sim a uma destas duas perguntas, será redireccionado para outro formulário onde lhe será pedido primeiro que forneça informações sobre si mesmo. Só então será levado ao formulário principal que preencherá para a pessoa a quem se está a candidatar.

 

Segunda parte do formulário eTA: Preenchimento dos dados do passaporte

Na Parte 2 do formulário de candidatura eTA em português, ser-lhe-á pedido que preencha alguns detalhes e dados do seu passaporte. Este é o documento a que a sua eTA para o Canadá será anexada.

Lembre-se de que é essencial que os dados da sua eTA sejam os mesmos que constam do seu passaporte. Este passaporte deve, evidentemente, ser validado, mas são permitidos vários tipos de passaportes para a aplicação eTA online:

  • O passaporte comum
  • O passaporte diplomático
  • O passaporte oficial
  • O passaporte de serviço
  • Um documento de viagem de emergência ou um documento provisório
  • Autorizações de residência para refugiados
  • Passaporte para estrangeiros
  • A autorização de entrada nos Estados Unidos
  • Um documento de viagem de refugiados dos Estados Unidos

Além de indicar o número do seu passaporte, terá também de indicar o país de emissão e a sua nacionalidade. Encontrará todas estas informações na página biográfica do seu passaporte.

Claro que sim. E para beneficiar do programa de isenção de visto eTA para o Canadá, é necessário ter uma nacionalidade que faça parte do esquema. Caso contrário, o formulário dir-lhe-á directamente, nesse momento, se não é elegível. Neste caso, terá de solicitar um visto regular para o Canadá.

 

Segunda parte do formulário: Dados e informações pessoais

Na segunda parte do formulário de candidatura eTA online, tem de preencher uma série de detalhes sobre si próprio.

  • O seu nome e apelido
  • A sua data e local de nascimento
  • O seu género
  • O seu país ou território de nascimento
  • As suas possíveis nacionalidades adicionais
  • O seu estado matrimonial
  • Os seus pedidos anteriores para um visto ou autorização de residência eTA
  • Informação sobre a sua actividade profissional.
  • A sua língua preferida de correspondência é o inglês ou o português.
  • O seu endereço de correio electrónico, que deve ser válido e será utilizado para todas as comunicações com o sítio de candidatura eTA, que é mostrado na sua autorização electrónica.
  • A partir da sua residência principal

 

Terceira parte do formulário: Informações sobre a sua estadia e estadias anteriores

A parte 3 do formulário de candidatura eTA para o Canadá será dedicada à sua estadia. Aqui ser-lhe-á pedido que preencha algumas informações sobre a sua futura viagem ao Canadá.

Ser-lhe-á perguntado primeiro se sabe quando planeia viajar para o Canadá. Se responder sim a esta pergunta, será então redireccionado para outras questões relativas aos detalhes do seu itinerário. Caso contrário, será levado imediatamente para a parte seguinte do formulário.

As informações que podem ser solicitadas sobre a sua estadia no Canadá incluem o seu endereço domiciliário, o endereço e o número de telefone de um contacto local. Poderá também ser-lhe pedido o seu número de voo. Neste caso, lembre-se de trazer os seus documentos de viagem para o seu bilhete de avião e o seu voucher.

 

Parte 4 do formulário: Questões de segurança

Finalmente, a quarta e última parte do formulário de candidatura eTA para o Canadá diz respeito às questões de segurança destinadas a estabelecer a sua perigosidade potencial para o país. Aqui ser-lhe-á pedido para responder a uma série de perguntas em português com uma resposta de sim ou não. Algumas das perguntas feitas incluem:

  • Qualquer recusa prévia de um visto ou eTA para o Canadá.
  • Perguntas sobre a sua saúde e doenças transmissíveis.
  • Perguntas sobre o seu registo criminal.
  • Perguntas sobre o seu carácter em geral.

Uma vez preenchidos, verificados e validados todos os dados solicitados no formulário, terá evidentemente de pagar as taxas de processamento e transferência do seu ficheiro para as autoridades canadianas. O pagamento destas taxas será feito directamente por cartão de crédito num espaço seguro em linha.

Lembre-se que o processamento de um pedido de eTA demora, em média, menos de 72 horas. Isto significa que receberá uma resposta à sua candidatura directamente por correio electrónico dentro deste período de tempo. Se a sua eTA for autorizada, não terá de fazer mais nada, pois será automática e electronicamente anexada ao seu passaporte.

Solicitar a eTA Canadá

Perguntas mais frequentes

É possível modificar o formulário de pedido de eTA?

Infelizmente, se tiver preenchido o formulário eTA, validado e pago a taxa de candidatura, não poderá voltar atrás e alterar as informações introduzidas. Se cometeu um erro no preenchimento do formulário que possa resultar na recusa da sua eTA, será necessário esperar pelo período legal de 10 dias antes de voltar a candidatar-se e passar novamente por todo o processo.

Como posso obter ajuda online quando preencho o formulário eTA?

O website oficial do governo canadiano não lhe dá acesso a ajuda online em directo ao preencher o seu formulário eTA. Contudo, se decidir utilizar os serviços de um prestador de serviços como o que recomendamos no nosso site, pode beneficiar de assistência contactando um conselheiro em caso de problema com um ou mais itens no formulário.

Quanto tempo demora a processar um formulário de pedido de eTA para o Canadá?

O tempo máximo de processamento anunciado pelo governo canadiano para pedidos de eTA é de 72 horas. No entanto, na maioria dos casos, este tempo é muito mais curto e receberá sem dúvida uma resposta ao seu pedido de eTA dentro de algumas horas. Esta resposta ser-lhe-á enviada por correio electrónico.